segunda-feira, 23 de maio de 2016

Trump Ultrapassa Clinton Nas Sondagens!

Evento de monta na última Sexta-Feira a passagem pela primeira vez à frente de Trump no confronto directo com Hillary, no weekly tracker do site Real ClearPolitics, que consiste na média das principais sondagens feitas no espaço de uma semana.

Sendo a diferença para Clinton mínima (0,2%), é de muito relevo ter Trump fechado, em apenas 1 mês, a diferença de 12% que tinha para a candidata Democrata, como se pode ver no gráfico abaixo.



Aqui no blog não damos grande relevo neste momento a sondagens: se por um lado ainda estamos a mais de 5 meses das eleições gerais, por outro, o carácter excepcional da Corrida de 2016 reforça as cautelas em relação às mesmas. Mais, a eleição geral será decidida não pelo voto nacional, mas pelo voto em cada Estado, sendo não mais de cinco os que os decisivos para a decisão final.

No entanto, olhando em detalhe para os últimas números da ABC, NBC, Rasmussen e Fox, tiramos as seguintes conclusões:

1. Trump esta a correr com o vento por trás. Contrariando de novo as opiniões dos "especialistas", num espaço de apenas um mês, Trump parece ter consolidado de forma espectacular a grande maioria do Partido, tendo o seu apoio junto dos eleitores republicanos crescido de 50% para o mesmo nível de apoio dos Democratas a Hillary - à volta de 70% - passando também pela primeira vez a fasquia de 50% os republicanos que acreditam que ele defende os valores do Partido, quase o dobro do valor de há um mês atrás.




2. Clinton e Trump são vistos com igual grau de desconfiança pela maioria do eleitorado. Sintoma de um sistema político corrupto e da grande insatisfação com a classe governativa, Hillary e Trump tem números quase idênticos de opiniões negativas dos eleitores. Tal parece-nos favorecer o nosso candidato: se, por um lado, os eleitores americanos conhecem Hillary - a figura política - há mais de 20 anos, Trump, com reconhecimento nacional quase absoluto, tem-no pelas suas façanhas empresariais e mediáticas; como figura política, a opinião que os americanos fazem dele é muito mais maleável que Clinton e com grande margem de progressão. Cremos que, à medida que muitos americanos se vão acostumando à ideia de Trump como político sério e candidato viável à Casa Branca, os seus números de impopularidade tenderão a melhorar, enquanto os de Hillary muito dificilmente descerão.

3. O povo americano está mais aberto à ideia de um outsider como líder nacional. Se, à um mês, por volta de 2/3 queriam alguém com experi
ência política prévia, neste momento só metade do eleitorado assim o entende. Não sendo este o único critério para a direcão de voto, mostra como Trump se tornou cada vez mais aceite pelo eleitorado, para o que não deixou de contribuir o carácter da única candidata do establishment com hipóteses de o vencer - Crooked Hillary.

4. Os independentes preferem Trump. Numa das melhores notícias para Trump, este lidera largamente nas preferências dos     eleitores independentes (40% para os 22% de Hillary). Muito importante esta estatística e que terá de ser monitorizada atentamente nos próximos meses, já que a direcção final de voto dos independentes costuma ditar o resultado das eleições nos estados mais renhidos, e pode fazer a diferença em swing states como Ohio, Pensilvânia ou Florida. Com o manto do candidato outsider e anti-sistema, Trump tenderá a melhorar este registo, o que o posiciona, em nossa opinião, como favorito na eleição de Novembro.

5. Os fãs de Bernie parecem mesmo gostar de Trump. Confirma-se que Hillary está em apuros nestas primárias e estes não vão desaparecer enquanto Bernie continuar a pôr em causa a sua idoneidade e capacidade para liderar o País. Sabendo que, depois da Convenção Democrata, muita desta acrimónia irá desaparecer, é de esperar que haja um bloco importante de fãs de Bernie que não irão nunca votar em Hillary nas gerais. Neste momento, 20% dos mesmo dizem que nunca votarão em Clinton, ao passo que só 11% dos republicanos confirmam que não apoiarão Trump em Novembro.


6. Trump tem muito trabalho a fazer com as mulheres. E Hillary ainda mais com os homens! No que para muitos seraé uma surpresa, Hillarity perde o voto masculino em mais de 20%, enquanto Trump perde o feminino por pouco mais de 10%. Esta diferença abissal terá de pôr a campanha democrata em estado de pânico - tempo para Hillary acabar com a WaronMen?

7. Trump lidera o eleitorado mais velho, enquanto Hillary tem dominado o eleitorado jovem. Sem surpresas este dado, é de notar que 1/3 do eleitorado jovem ainda está indeciso ou prefere outro candidato. Sendo que este eleitorado tem votado no Partido Democrata, especialmente nas 2 últimas eleição, poderá assistir-se a uma defecção  este ano, o que serão boas noticias para Trump.

8. O voto das minorias raciais não será decisivo nestas eleições. Trump lidera o voto branco por larga margem e consegue angariar cerca de 10% e 20% do voto negro e latino, respectivamente. Estes dados demonstram que Trump não é o desastre que os#NeverTrump prometiam nas primariás, já que estes valores são muito próximos dos que conseguiram Mccain e Romeny em 2008 e 2012. Tendo em vista as acusações lançadas contra Trump desde Agosto passado, estes valores podem ser vistos como um chão, que Trump conseguirá melhorar caso se foque na mensagem de empregos e segurança como benéficos para estas comunidades, que normalmente estão sob o jugo das políticas racialistas democratas. É nossa opinião que,  conseguindo Donald J. Trump assegurar 1/4 do voto latino e mais de 15% do voto negro, a eleição dificilmente lhe escapará.



Como conclusão, estes são excelentes resultados para o candidato Republicano, confirmam que é aceite como candidato presidenciável e demonstram que os republicanos estão firmemente com o nomeado do seu partido e, sobretudo, pode garantir a fatia de leão do voto independente. Podendo considerar que neste momento Trump e Clinton se encontram em empate técnico a nível nacional, vemos um grande upside para aquele nos próximos meses. Caso os candidatos fossem acções cotadas em bolsa, a nossa recomendação seria para começar a acumular Trump e diminuir o peso de Hillary na carteira de investimento.

Mais uma vez, lançamos caução para uma excessiva importância dada a estes números, já que será o voto em 5 estados que costuma determinar o vencedor, embora os dados nacionais nos ajudem a atestar a disposição das massas votantes e o clima político do País.

Deixo o link para o site Real Clear Politics, onde poderão consultar os dados aque analisados. Nao se coibam de deixar a vossa opinião na caixa de comentários em baixo!

Espero ainda esta semana fazer a primeira previsão do Portugal4Trump sobre os votos do Colégio Eleitoral em cada Estado, no que será o primeiro grande prognostico para os resultados da noite eleitoral de 8 de Novembro!

Sem comentários:

Enviar um comentário