quinta-feira, 19 de maio de 2016

Good Ol' Bill is Back!


Esta medida, para o observador mais afastado da actual campanha eleitoral, até pode parecer sensata. Por um lado, Bill Clinton saiu da Presidência em 2000 com altas taxas de popularidade, tentou cultivar nos anos p
ós-presidência uma imagem de estadista, está envolvido em pretensas causas humanitárias e cultiva ainda uma legião de fãs que recordam com nostalgia os anos 90 como períodos de prosperidade, fruto das políticas económicas republicanas dos anos 80.


Por outro lado, Bill Clinton tem qualidades políticas de campanha de retalho e de afabilidade com os eleitores que faltam em absoluto a Hillary, as quais esta necessita desesperadamente, numa altura em que as constantes gafes da candidata (por exemplo, anunciar que iria pôr no desemprego mineiros e respectivas empresas de carvão, para agradar à base ambientalista, poderá custar swing states como o Indiana), a sua inabilidade para derrotar Bernie e as acusações de incompetência e comportamentos criminais, estão a mostrar Hillary como uma farsa e alguém sem idoneidade para representar o povo americano.

Parece claro, no entanto, que esta táctica vai sem dúvida fazer ricochete e mostrar o quão desnorteada está a campanha.

Por um lado, Hillary relembra ao eleitorado que sempre viveu e sempre viverá na sombra do marido. A ele deve toda a sua carreira política e continua a depender dele seja em campanha, seja na governação.



Ao mesmo tempo ataca falsamente Donald Trump de ser misógino e desrespeitar mulheres, Hillary parece não ter problemas em chamar o marido sempre que enfrenta problemas. Mais uma acha para a fogueira do fraco entusiasmo das eleitoras femininas na sua campanha...

Reforca, por outro lado, a imagem de uma candidata ligada ao passado - Bill foi eleito há quase 24 anos! - e assume-se como a representante do sistema, numa altura em que tem 2 candidatos de rotura contra: Bernie, no seu partido, e Trump, do lado Republicano.

Mas, se Bill Clinton beneficiou das politicas económicas de Reagan, que permitiram à America prosperar durante a década de 90, a bolha económica criada na sua presidência, e que durou ate à sua saída, e a respectiva crise que lhe sobreveio no inicio de 2000, virá à lembrança dos eleitores que sofreram as suas concequências.

Por ultimo, e não menos importante, esta iniciativa é um erro de proporções históricas pelo facto de aparecer numa altura em que a campanha democrata acusa os republicanos, em geral, e Trump, em particular, de fazerem parte da famosa " War on Women". Tendo esta semana o New York Times lançado uma pretensa ofensiva anti-Trump numa das suas "investigações" (parece que conseguiram provar que Trump teve namoradas e que ofereceu um biquíni a uma delas!), Hillary Clinton traz à ribalta o maior abusador de mulheres da história política americana! Nem o próprio Donald Trump pensaria numa melhor estratégia de campanha para Hillary...




Por onde comecar?

Deixarei em baixo apenas alguns nomes, com breve descrição dos casos e poderão os leitores entender a dimensão do abafamento mediático que tem sido feito ha décadas sobre o carácter do antigo Presidente Clinton, algo que nao sucederá esta ano.

1. Juanita Broaddrick:
Violada por Bill Clinton aquando da campanha deste para Governador do Arknasas em 1978. Hillary Clinton sempre teve conhecimento do caso, chegando a pressionar Juanita a não falar do mesmo.


2. Paula Jones:
Assediada sexualmente por Bill Clinton em 1991, durante a campanha presidencial; recebeu dos Clinton $850.000 para não avançar com o caso judicial.





3. Gennifer Flowers:
Manteve uma relação sexual com Clinton durante anos; apesar de o inicialmente negar, Clinton acabou por confessar o caso sob juramento, durante a investigação Lewinsky.



4. Monica Lewinsky:
A mais famosa estagiária de sempre na Casa Branca, manteve relações sexuais com o Presidente Clinton na Sala Oval, as quais este negou - razão pela qual foi alvo de impeachment em 1998.



5. Dolly Kyle:
Uma das muitas mulheres envolvidas com Bill Clinton, revelou recentemente a traição de Bill e afirmou que, além de Clinton se gabar ter dormido com mais de 2000 mulheres, Hillary Clinton foi conivente e ajudou a abafar os casos, chegando a atacar a integridade e o bom nome das mulheres que pudessem por em causa o futuro político do casal.





6. Jeffrey Epstein:
Pedófilo cadastrado, amigo íntimo de Bill, um dos principais financiadores das campanhas e fundação dos Clinton, é famoso pelo seu estilo de vida depravado e gosto por mulheres jovens. Bill Clinton é uma frequente visita no avião privado de Epstein - o “Lolita Express” - propositadamente sem os guarda-costas que supostamente acompanham o antigo Presidente 24 horas por dia.



O ultimo escândalo, apesar de pouco comentado nos últimos anos, parece que neste ciclo eleitoral não vai poder ser abafado pelos media afectos ao casal Clinton e já vem sendo mencionado em alguns dos principais nos programas noticiosos dos grandes canais americanos.




Ao contrario dos adversários republicanos anteriores que defrontaram os Clintons (Bush 41, Bob Dole ou Rick Lazio), Donald Trump não vai ter pejo qualquer em contra-atacar com quaisquer dos casos acima citados, como com muitos outros (Benghazi, Fundacao Clinton, emails de Clinton enquanto Secretária de Estado, etc.), não se deixando intimidar pela maquina de corrupção e de vilipêndio do casal político mais famoso dos EUA. 



Um post posterior irá debruçar-se sobre a Funda
çao Clinton e o sistema pay-for-play usado pelos casal durante toda a sua vida política.

5 comentários:

  1. Vivi nos Estado Unidos durante a Era do Bill Clinton. Pessoalmente, acho que a mulher dele é muito pior. A Hillary é uma autêntica bruxa demoníaca.

    ResponderEliminar
  2. Caro Joao, concordo em absoluto. Estou convicto que este ano a maioria dos americanos vai ver a verdadeira face desta senhora e rejeita-la em massa. Muito curioso para ver o novo filme, Clinton Cash - https://www.youtube.com/watch?v=EVvZ59Se0WA

    Um abraco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Estou convicto que este ano a maioria dos americanos vai ver a verdadeira face desta senhora e rejeita-la em massa.»

      Ela a mim nunca me enganou. Tem cara de sonsa e é uma falsa. O Trump nas últimas sondagens já lhe começou a passar à frente, parece que as coisas estão começando definitivamente a mudar e as pessoas parecem estar a abrir os olhos.

      Eliminar
  3. Desde o inicio da campanha das primárias que estou inscrito na página oficial de campanha de Donald Trump: https://www.donaldjtrump.com/

    Desde então não me farto de escrever em Blogues, Jornais, Fóruns, etc.

    O meu apoio tem sido incansável...e quero que saibam que sou Nacionalista ( PNR- Partido Nacional Renovador, desde a sua fundação)e acompanho outras campanhas como a que está a dar que falar na Áustria. Tive a grande honra de conhecer a Srª Marine Le Pen em Lion. Sou licenciado em Ciência Política e é com grande rejubilo que vejo o Nacionalismo em crescimento! Oxalá que o Reino Unido saia da UE, porque vaticínio assim o principio do fim da UE...ATÉ QUE ENFIM!
    O meu apoio ao Sr. Donald Trump é inquestionável!!!
    É preciso mudar de politicas, é preciso fazer cair estes regimes falsos, neo-liberais, esquerdistas, que estão a destruir as Pátrias, Basta de Subserviência a Bruxelas!
    É preciso acabar com o Euro, com o Acordo de Schengen, é um cúmulo ser penalizado por não receber migrantes!!!
    Basta de Farsa!! Os Europeu querem a sua vida de volta!!!
    Os seus empregos com estabilidade, vivemos actualmente um novo tipo de pobreza, a Pobreza Encapsulada pela Tecnologia!!! No entanto temos crianças a passar fome em que a única refeição que têm é a que comem na escola...BASTA DE MENTIRAS!!!
    Viva Portugal!!!
    Viva Donald Trump!!!
    www.pnr.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Joao, muito obrigado pelo comentario e espero continuar a merecer a sua visita. Acredito que o fenomeno Trump nao e um fenomeno isolado e que as mesmas fundas do movimento Trump nos EUA tambem se manifestam em Portugal e na Europa. Caso os nossos politicos e lideres nao acordem para este facto, vao ficar para tras, ja que a revolta do ciadao medio com o actual estado de coisas nao vai diminuir!

      Precisamos de novo esperanco e lideranca, e isso vai acontecer a bem ou a mal.

      Um forte abraco!


      P.S: perdoe a falta de acentuacao, mas estou com problemas no teclado.

      Eliminar