Esta semana,
o nome do antigo Presidente americano foi de novo trazido à baila.
E nem foi Trump que inicialmente falou dele,
como seria previsível: na senda de uma das piores campanhas eleitorais
que há memoria, Hillary Clinton e a sua equipa
decidiram anunciar que Bill estará em breve de volta na Casa
Branca, não só como "First Lady", mas como responsável por
trazer de volta empregos, uma espécie de Czar da Economia.
Esta medida, para o observador mais afastado da actual campanha eleitoral, até pode parecer sensata. Por um lado, Bill Clinton saiu da Presidência em 2000 com altas taxas de popularidade, tentou cultivar nos anos pós-presidência uma imagem de estadista, está envolvido em pretensas causas humanitárias e cultiva ainda uma legião de fãs que recordam com nostalgia os anos 90 como períodos de prosperidade, fruto das políticas económicas republicanas dos anos 80.
Parece claro, no entanto, que esta táctica vai sem dúvida fazer ricochete e mostrar o quão desnorteada está a campanha.
Por um lado, Hillary relembra ao eleitorado que sempre viveu e sempre viverá na sombra do marido. A ele deve toda a sua carreira política e continua a depender dele seja em campanha, seja na governação.
Ao mesmo tempo ataca falsamente Donald Trump de
ser misógino e desrespeitar
mulheres, Hillary parece não ter problemas em chamar o
marido sempre que enfrenta problemas. Mais uma acha para a fogueira do fraco
entusiasmo das eleitoras femininas na sua campanha...
Reforca, por outro lado, a imagem de uma candidata ligada ao passado - Bill foi eleito há quase 24 anos! - e assume-se como a representante do sistema, numa altura em que tem 2 candidatos de rotura contra: Bernie, no seu partido, e Trump, do lado Republicano.
Mas, se Bill Clinton beneficiou das politicas económicas de Reagan, que permitiram à America prosperar durante a década de 90, a bolha económica criada na sua presidência, e que durou ate à sua saída, e a respectiva crise que lhe sobreveio no inicio de 2000, virá à lembrança dos eleitores que sofreram as suas concequências.
Reforca, por outro lado, a imagem de uma candidata ligada ao passado - Bill foi eleito há quase 24 anos! - e assume-se como a representante do sistema, numa altura em que tem 2 candidatos de rotura contra: Bernie, no seu partido, e Trump, do lado Republicano.
Mas, se Bill Clinton beneficiou das politicas económicas de Reagan, que permitiram à America prosperar durante a década de 90, a bolha económica criada na sua presidência, e que durou ate à sua saída, e a respectiva crise que lhe sobreveio no inicio de 2000, virá à lembrança dos eleitores que sofreram as suas concequências.
Por ultimo, e não menos importante, esta iniciativa é um erro de proporções históricas pelo facto de aparecer numa altura em que a campanha democrata acusa os republicanos, em geral, e Trump, em particular, de fazerem parte da famosa " War on Women". Tendo esta semana o New York Times lançado uma pretensa ofensiva anti-Trump numa das suas "investigações" (parece que conseguiram provar que Trump teve namoradas e que ofereceu um biquíni a uma delas!), Hillary Clinton traz à ribalta o maior abusador de mulheres da história política americana! Nem o próprio Donald Trump pensaria numa melhor estratégia de campanha para Hillary...
Por onde comecar?
Deixarei em baixo apenas alguns nomes, com breve descrição dos casos e poderão os leitores entender a dimensão do abafamento mediático que tem sido feito ha décadas sobre o carácter do antigo Presidente Clinton, algo que nao sucederá esta ano.
1. Juanita Broaddrick:
Violada por Bill Clinton aquando da campanha deste para Governador do Arknasas em 1978. Hillary Clinton sempre teve conhecimento do caso, chegando a pressionar Juanita a não falar do mesmo.
Assediada sexualmente por Bill Clinton em 1991, durante a campanha presidencial; recebeu dos Clinton $850.000 para não avançar com o caso judicial.
3. Gennifer Flowers:
Manteve uma relação sexual com Clinton durante anos; apesar de o inicialmente negar, Clinton acabou por confessar o caso sob juramento, durante a investigação Lewinsky.
4. Monica Lewinsky:
A mais famosa estagiária de sempre na Casa Branca, manteve relações sexuais com o Presidente Clinton na Sala Oval, as quais este negou - razão pela qual foi alvo de impeachment em 1998.
|
Vivi nos Estado Unidos durante a Era do Bill Clinton. Pessoalmente, acho que a mulher dele é muito pior. A Hillary é uma autêntica bruxa demoníaca.
ResponderEliminarCaro Joao, concordo em absoluto. Estou convicto que este ano a maioria dos americanos vai ver a verdadeira face desta senhora e rejeita-la em massa. Muito curioso para ver o novo filme, Clinton Cash - https://www.youtube.com/watch?v=EVvZ59Se0WA
ResponderEliminarUm abraco!
«Estou convicto que este ano a maioria dos americanos vai ver a verdadeira face desta senhora e rejeita-la em massa.»
EliminarEla a mim nunca me enganou. Tem cara de sonsa e é uma falsa. O Trump nas últimas sondagens já lhe começou a passar à frente, parece que as coisas estão começando definitivamente a mudar e as pessoas parecem estar a abrir os olhos.
Desde o inicio da campanha das primárias que estou inscrito na página oficial de campanha de Donald Trump: https://www.donaldjtrump.com/
ResponderEliminarDesde então não me farto de escrever em Blogues, Jornais, Fóruns, etc.
O meu apoio tem sido incansável...e quero que saibam que sou Nacionalista ( PNR- Partido Nacional Renovador, desde a sua fundação)e acompanho outras campanhas como a que está a dar que falar na Áustria. Tive a grande honra de conhecer a Srª Marine Le Pen em Lion. Sou licenciado em Ciência Política e é com grande rejubilo que vejo o Nacionalismo em crescimento! Oxalá que o Reino Unido saia da UE, porque vaticínio assim o principio do fim da UE...ATÉ QUE ENFIM!
O meu apoio ao Sr. Donald Trump é inquestionável!!!
É preciso mudar de politicas, é preciso fazer cair estes regimes falsos, neo-liberais, esquerdistas, que estão a destruir as Pátrias, Basta de Subserviência a Bruxelas!
É preciso acabar com o Euro, com o Acordo de Schengen, é um cúmulo ser penalizado por não receber migrantes!!!
Basta de Farsa!! Os Europeu querem a sua vida de volta!!!
Os seus empregos com estabilidade, vivemos actualmente um novo tipo de pobreza, a Pobreza Encapsulada pela Tecnologia!!! No entanto temos crianças a passar fome em que a única refeição que têm é a que comem na escola...BASTA DE MENTIRAS!!!
Viva Portugal!!!
Viva Donald Trump!!!
www.pnr.pt
Caro Joao, muito obrigado pelo comentario e espero continuar a merecer a sua visita. Acredito que o fenomeno Trump nao e um fenomeno isolado e que as mesmas fundas do movimento Trump nos EUA tambem se manifestam em Portugal e na Europa. Caso os nossos politicos e lideres nao acordem para este facto, vao ficar para tras, ja que a revolta do ciadao medio com o actual estado de coisas nao vai diminuir!
EliminarPrecisamos de novo esperanco e lideranca, e isso vai acontecer a bem ou a mal.
Um forte abraco!
P.S: perdoe a falta de acentuacao, mas estou com problemas no teclado.